No ultimo sábado, 29, aconteceu o primeiro UX Team Summit, o evento tem a proposta de que time que já tem UX no seu processo de criação, compartilhem experiências de como foi a inclusão de UX.

Nessa primeira edição foram o time da Youse, Avenade, SIDIA e TOTVS. Cada um desses times tinha um contexto diferente e problemas diferentes há serem solucionados.

O primeiro time foi da Youse, que é uma startup da Caixa Seguradora que tem como objetivo que você contrate um seguro sem ajuda de um corretor e faça tudo isso online. O desafio deles foi validar se o modelo de negócio tinha publico alvo.

A Avanade é uma consultoria de inovação que faz parte da Accenture e Microsoft. Eles como consultoria em UX, conseguiram mudar com o Banco Safra desenvolve o seus produtos, sabendo o valor de UX o Banco Safra contratou profissionais para estarem juntos as demandas internas.

O SIDIA é um instituto de desenvolvimento e pesquisa, fomentado pela Samsung. Diferente dos outros times, o time tem um cenário mais tranquilo de desenvolvimento de produtos, com UX conseguem entender como por exemplos, wearables tem um apelo menor no Brasil do que em outros lugares do mundo.

O ultimo time foi o da TOTVS e o que tem mais tempo de vida. O desafio deles foi implementar a Cultura de Design em um lugar que já teve essa experiência e que não tinha dado certo lá atras. Fazendo pesquisas escondidas, estando perto dos usuários conseguiram diminuir de 15 dias de aprendizagem de uma das suas soluções para 1 dia.

O evento com certeza vai ajudar muito os profissionais que lá estiveram, tendo algo real para se basearem e conseguirem traçar o caminho para implementarem UX em seus times.

alt text

Em breve os vídeos, fotos e materais ficarão disponíveis. Para saber o que rolou só seguir a hastag #UXTEamSummitBR no twitter.